SGMS participou em Conferência da Presidência Belga da UE sobre Resistência Antimicrobiana

A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde participou numa Conferência da Presidência Belga da União Europeia sobre Resistência Antimicrobiana, que teve lugar em Bruxelas, entre os dias 6 e 8 de maio.

Esta é uma das maiores ameaças de saúde pública do nosso tempo e no âmbito do princípio «Um Mundo, Uma Saúde» a Presidência co-organizou esta conferência intersectorial para que as partes interessadas possam trocar conhecimentos e desenvolver um plano de ação para combater eficazmente este desafio.

A Conferência desdobrou-se em 3 eventos distintos:

  • No dia 6 de maio, teve lugar uma reunião da Rede HAI-Net (Healthcare-associated Infections Surveillance Network), organizada pelo ECDC, tendo-se focado nos mais recentes desenvolvimentos nas infeções associadas aos cuidados de saúde (HIAs), uso de antimicrobianos e RAM em ambientes de saúde. As principais apresentações incluíram os resultados do inquérito de prevalência pontual do ECDC em hospitais europeus de cuidados intensivos, destacando a prevalência de infeções associadas aos cuidados de saúde (HIAs), a utilização de antimicrobianos e os indicadores de prevenção e controlo de infeções. A sessão também se focou na segurança dos residentes em instalações de cuidados de longa duração, enfatizando a necessidade de estratégias robustas de vigilância e prevenção.
  • No dia 7 de maio, teve lugar a Conferência One World One Health, organizada pela Sciensano, Scientific Institute of Public Health. Esta Conferência  centrou-se na abordagem One Health nas iniciativas de vigilância, enfatizando a interligação da saúde humana, animal e ambiental. As discussões incidiram na análise do consumo e da resistência aos antimicrobianos. As sessões paralelas exploraram tópicos como a monitorização ambiental da resistência antimicrobiana, gestão antimicrobiana e medidas de prevenção e controle de infeções.
  • No dia 8 de maio, realizou-se uma Reunião de Alto Nível sobre a Resistência Antimicrobiana, organizada pelo Serviço Público Federal de Saúde Pública, Segurança da Cadeia Alimentar e Ambiente, que abordou especificamente as metas da União Europeia em matéria de resistência antimicrobiana, redução de prescrições desnecessárias e iniciativas para estimular a investigação e o desenvolvimento de novos antibióticos, assegurando simultaneamente o acesso sustentável aos existentes.

O encontro incluiu uma discussão sobre diferentes incentivos para a indústria farmacêutica, tendo sido manifestada a necessidade de combinar incentivos “push” e “pull” (fase inicial e fase de entrada no mercado) para resolver as falhas do mercado de I&D.

Para mais informações, consulte:

Site da Presidência belga > AMR Conference (europa.eu)

Atualizado a 17/05/2024

Voltar