Exposição “25 de Abril em 12 Acordes” celebra 50 Anos da Revolução dos Cravos

No dia 24 de abril, teve lugar a inauguração da exposição colaborativa “25 de Abril em 12 acordes”, no âmbito das comemorações oficiais dos 50 anos da Revolução dos Cravos. A Secretária-Geral do Ministério da Saúde, Ana Pedroso, esteve presente nesta cerimónia, que contou com uma palestra do Professor Doutor Luís Farinha sobre o cinquentenário do 25 de Abril.

Inspirado na icónica música “Liberdade” de Sérgio Godinho, o projeto da exposição baseia-se no refrão “Paz, Pão, Habitação, Saúde e Educação” para refletir sobre o contributo de cada área governativa na promoção das condições de vida e dos direitos conquistados ao longo das últimas cinco décadas.

A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde participa ativamente nesta exposição, organizada pela Rede para a Gestão da Informação e Conhecimento das Secretarias-Gerais. O seu contributo inclui depoimentos da época, fotografias históricas e diversos documentos que ilustram o papel da saúde neste período histórico.

A exposição estará aberta ao público no Teatro Thalia, com entrada livre, até 14 de maio, das 10 às 17 horas.

A partir de 17 de maio e até 28 de junho de 2024, a exposição ficará patente na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, no horário de funcionamento da biblioteca, de terça a sexta-feira das 10 às 19 horas e aos sábados das 13 às 19 horas.

Uma oportunidade única para revisitar a história e refletir sobre o percurso de Portugal desde a Revolução dos Cravos.

Atualizado a 20/05/2024

Voltar