SGMS na Campanha “Dádiva de sangue + digital”

Dadores de sangue vão ter cartão digital e podem efetuar agendamento online.

Desenvolvidos no âmbito da transição digital no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), o cartão digital do dador e o agendamento online são os novos instrumentos para “facilitar a vida” aos dadores, afirmou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, na apresentação da iniciativa, que decorreu a 17 de julho, em Lisboa.

A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) foi responsável pela conceção gráfica da campanha “dádiva de sangue + digital” para divulgação no digital e redes sociais do SNS (Instagram, Facebook, Twitter).

O Cartão Digital do Dador do Sangue está disponível para download na App ID.GOV.PT, da Agência para a Modernização Administrativa, e permite consultar o histórico de dádivas e grupo sanguíneo. Em breve este cartão vai estar também articulado com a app SNS24. Já a marcação de dádiva pode ser feita em ipst.pt, no botão “Agendar Dádiva”, no canto inferior direito.

As condições essenciais para ser uma pessoa dadora de sangue são ter entre 18 e 65 anos – idade limite para a primeira dádiva é 60 anos -, ter peso igual ou superior a 50 quilos e estar saudável.

De acordo com o IPST, os hospitais portugueses necessitam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos. Dê sangue e salve vidas!

Consulte esta campanha nas redes sociais, no Facebook SNS, Instagram SNS, Twitter SNS e Twitter MS

Atualizado a 18/07/2023

Voltar