SGMS no lançamento da campanha nacional de prevenção da violência no ciclo de vida
Secretaria-Geral apoiou evento promovido pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.
“Não se aceita, ponto!”. Este é o mote da campanha nacional de prevenção da violência no ciclo de vida, que foi lançada no dia 14 de fevereiro, no Centro de Congressos do Estoril, com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de agir de maneira a quebrar o ciclo de violência em Portugal e que contou com o apoio da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS).

Trata-se de uma iniciativa intersetorial, entre a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Ministério da Educação, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Câmara Municipal de Cascais.
“A violência é crescente, é cumulativa”, referiu o Coordenador do Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde, Sérgio Barata, na sua intervenção, ao relatar uma caso verídico de violência aos profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, “de entre os variados que se registam por dia, por mês ou por ano, em todo o país”, sublinhando ainda que os casos de violência, muitas vezes, podem gerar conflitos maiores e afetar muitas pessoas e famílias.
O evento contou com a participação do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, o Secretário de Estado da Educação, António Leite, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, e do apresentador e locutor de rádio RFM, Pedro Fernandes, um dos Embaixadores desta campanha.






Durante a sessão, houve espaço para conversas sobre o tema da violência, com vários especialistas, nomeadamente, sobre as diferentes formas de violência e que medidas preventivas podem ser tomadas para a evitar.
De acordo com a organização, esta campanha vai durar até ao fim deste ano, com várias iniciativas a divulgar no decorrer do ano.
Atualizado a 16/02/2024
Voltar